segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Público prestigia e aprova a semana de inovação tecnológica em hortaliças


A Semana de Inovação Tecnológica em Hortaliças, promovida pela Embrapa Cocais, foi encerrada na última sexta-feira (dia 19), com um Dia de Campo na comunidade Mata, em São José do Ribamar-MA. O Dia de Campo, na Embrapa, é um evento direcionado a um determinado público, que é convidado a visitar e conhecer, na prática, as tecnologias geradas por meio de pesquisas e, também, os trabalhos e resultados que podem beneficiar a sociedade e a agricultura nacional.
Durante a semana, a Embrapa Cocais, com apoio de outras unidades da Empresa, como a Embrapa Hortaliças (Planaltina-DF) e a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), além das prefeituras de São Luís e São José do Ribamar, trabalhou em várias atividades voltadas para a produção de hortaliças na Ilha de São Luís, que é composta pelos municípios de São José do Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e a própria capital São Luís.
A Semana de Inovação Tecnológica foi mais uma evolução do projeto Hortas do Maranhão, no qual a Embrapa Cocais está trabalhando desde 2011, em parceria com prefeituras da região, com o Governo Estadual e com órgãos da administração federal, entre outros.
“O projeto Hortas foi concebido com objetivo de elevar gradativamente o nível tecnológico na produção de hortaliças aqui na Ilha”, disse o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa, lembrando que, segundo dados oficiais, 85% das hortaliças consumidas na Grande São Luís vem de fora. “É preciso mudar esse panorama”, afirmou.
O projeto Hortas do Maranhão contempla, desde seu início, cerca de 100 famílias da região, selecionadas pela Embrapa Cocais e seus parceiros, distribuídas em 12 comunidades dos quatro municípios que compõem a Ilha de São Luís.
“Nesta Semana de Inovação Tecnológica nós não apenas mostramos o que está sendo feito na região, mas também demos continuidade às atividades do Hortas, visando estimular cada vez mais as famílias que estão incluídas nesta primeira etapa do projeto e, também, as famílias que futuramente poderão ser inseridas no trabalho. Nosso objetivo é que as famílias produzam suficientemente para sua alimentação e também para o mercado, que é carente de produtos locais”, disse o chefe-geral da Embrapa Cocais.
Atividades – A Semana de Inovação Tecnológica em Hortaliças foi direcionada a técnicos que atuam na assistência técnica e extensão rural do Governo do Estado, aos municípios que compõem a Grande São Luís, aos agricultores e demais agentes de desenvolvimento da agricultura familiar.
Entre os dias 15 e 19 deste mês, foram desenvolvidas diversas atividades, como o minicurso “Atualização Tecnológica no Sistema de Produção de Hortaliças”, com os instrutores Jony Eishi Yuri e Nivaldo Costa dos Santos, da Embrapa Semiárido, que também ministraram uma palestra na comunidade Parque das Laranjeiras, sobre “Manejo de Hortas para a Agricultura Familiar”.
No Dia de Campo na comunidade Mata, os participantes visitaram as propriedades e as plantações dos agricultores Antônio Carlos Sales, conhecido como Pitoca, e Abdon de Sá Menezes, e também tiveram uma palestra sobre solos e tecnologias de manejo de irrigação de hortaliças, ministradas por Francisco Herbeth Costa dos Santos, da Embrapa Hortaliças.
Outras atividades bastante prestigiadas durante a semana foram as oficinas de alimentos à base de hortaliças, ministradas pela instrutora Elza Rodrigues e voltadas para as mulheres que vivem e trabalham na zona rural da Grande Ilha.
“Todos que participaram das oficinas se interessaram em aprender novas receitas, aproveitando as culturas que plantam em suas propriedades”, disse Elza Rodrigues.
Para a agricultora Rosa Amélia, 58, da comunidade Sol Nascente (São Luís), a oficina de alimentos foi uma grande oportunidade para aprender novos pratos à base de hortaliças e outras culturas produzidas pelas comunidades, como lasanha de berinjela, abobrinha recheada, salada de rúcula com manga e estrogonofe de caju.
“Foi muito bom o curso, principalmente porque eu vi que algumas coisas que iam para o lixo podem ser aproveitadas e trazer benefício para nossas famílias”, disse Rosa Amélia.
Para a Embrapa Cocais, o evento atingiu seu objetivo e deixa frutos para próximas etapas do projeto Hortas.
“O que queremos é levar tecnologias simples para que todas as famílias tenham condições de aprender e colocar em prática nas suas plantações. Melhorando o nível tecnológico, o agricultor vai melhorar a produtividade, a produção e a qualidade dos produtos e, consequentemente, vai aumentar sua renda”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário