quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Missão estrangeira reforça cirurgia cardíaca no Hospital Universitário da UFMA


O setor de cirurgia cardíaca do Hospital Universitário da UFMA está recebendo, neste mês, o reforço de 22 cirurgiões estrangeiros oriundos dos centros mais avançados em cardiologia do mundo. Trata-se da Cardiostart, entidade internacional formada por um grupo voluntário que se dedica a oferecer serviços de alto nível em procedimentos cirúrgicos ao redor do mundo, e a contribuir com técnicas utilizadas em centros de excelência no atendimento, cuidado e protocolo intensivo na área de cardiologia.
No Maranhão, a atividade do grupo de estrangeiros, que chegou ao Hospital Universitário, na última segunda feira, 1º, vai até o dia 17 deste mês.
Joyce Lages, superintendente do HUUFMA, diz  que a vinda do grupo só foi possível graças ao esforço do reitor Natalino Salgado, que se empenhou diretamente para garantir o sucesso da missão. “Esta parceria irá gerar um salto no número de atendimentos mensais que são realizados no HU, já que eles atuarão ao lado dos cirurgiões, enfermeiros e demais componentes da equipe multiprofissional do hospital para contribuir com as rotinas e garantir celeridade aos procedimentos”, explicou.
A fila de espera por cirurgias cardíacas no Hospital Universitário é composta por 245 pacientes, em média. A instituição realiza 45 procedimentos cirúrgicos a cada mês. O mutirão que está sendo realizado pelo Hospital Universitário é voltado aos adultos e crianças das unidades Presidente Dutra Materno infantil.
A atividade vai propiciar ao corpo médico local o contato com o que há de mais avançado na especialidade cardíaca em outros países, aumentando o nível de qualidade no atendimento aos pacientes, reforçando, assim, o grau de excelência de alta complexidade que o Hospital Universitário da UFMA já possui no Brasil.
A missão estrangeira também fará uma viagem de quatro dias a Pinheiro, onde a UFMA instalou, no início do ano, o curso de medicina para que os especialistas possam atender à população da cidade.
O Cardiostart
A equipe é composta por profissionais de diversas nacionalidades, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão. Desde sua criação, o Cardiostart já realizou 55 missões em 27 países, como Albânia, Bolívia, Croácia, República Dominicana, Egito, El Salvador, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário