segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura convida sociedade para discutir criação do Conselho de Comunicação

secretário de comunicação Márcio Jerry
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Comunicação, realiza nesta quarta-feira (31), às 9h, reunião com segmentos da sociedade civil, destacando-se os setores da imprensa e representantes dos demais poderes constituídos, para discutir a formatação do Conselho Municipal de Comunicação Social. A reunião será no auditório Reis Perdigão, no Palácio de La Ravardière, centro de São Luís.
Segundo o secretário de Comunicação, Márcio Jerry, a criação do conselho é a primeira etapa da concretização do pleito de uma televisão pública junto ao Ministério das Comunicações. “A prefeitura de São Luís vai pleitear a outorga da TV Cidadania a que todas as prefeituras do país fazem jus a exploração do canal. Isso se tornou possível graças ao advento da TV digital que permite operar várias faixas de veiculação de som e imagem. Precisamos agora apresentar o projeto ao governo federal para obter o canal”, explica o secretário.
Junto com a TV Cidadania, a outorga do Ministério da Cultura carrega ainda quatro outros canais: um para o governo do estado e um para a Câmara Municipal, dois comunitários e, no caso de ser requisitado, um para entes do governo federal. Até agora, 61 prefeituras já pleitearam o canal no Ministério das Comunicações. A Prefeitura de São Luís está entre as 100 primeiras a percorrer o mesmo caminho. O orçamento para criação do canal deverá fazer parte do Plano Plurianual 2014-2017.
Para o secretário Márcio Jerry, a televisão pública vai contribuir para aprofundar o diálogo permanente com a sociedade, conjugado com a transparência, que tem sido uma das premissas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “O que norteou o trabalho de comunicação até este momento foi essa diretriz do prefeito de aperfeiçoar o diálogo com a cidade de São Luís em mão dupla”, ressalta Jerry.
A primeira reunião para criação do Conselho tem o objetivo de ampliar o espaço de debate sobre a criação da TV Cidadania. A existência do conselho é pré-requisito para a outorga do canal. Será uma experiência inédita no estado que não possui conselho estadual de comunicação. Márcio Jerry sublinha que o conselho não terá nenhuma intenção reguladora.
Na política de comunicação, o secretário destaca o trabalho permanente de divulgação das ações do governo ao mesmo tempo integrando a mobilização da sociedade. Para isso afirma ter buscado mecanismos de participação e diálogo amplo com a sociedade, incluindo os meios de comunicação. Dentre as inovações implantadas, Márcio Jerry enfatiza a acessibilidade do Portal da Transparência e do Diário do Município pela internet e criação da rádio web, uma experiência que considera exitosa na valorização integral da música e cultura maranhenses.
A Secretaria de Comunicação pretende intensificar vínculos com as universidades públicas e faculdades que tenham cursos de comunicação para ter assim um esforço complementar. “A TV pública é uma plataforma fabulosa e indispensável para a sociedade, voltada para estimular o diálogo e veicular conteúdos culturais, educativos, enfim, se inserir no processo geral de educação”, define o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário