quinta-feira, 6 de junho de 2013

DESCASO: DEPUTADO CARLOS BRANDÃO LAMENTA OMISSÃO DA VALE COM OS MUNICÍPIOS MARANHENSES

Brandão lamenta a arrogância da Vale
O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) criticou a ausência da companhia VALE na Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados para tratar sobre as compensações econômicas e socioambientais aos municípios afetados pelo transporte de minério na Estrada de Ferro de Carajás. Na avaliação do parlamentar, a Companhia tem sido omissa e evitado a mesa de discussão para tratar sobre o assunto com os representantes dos municípios. Os prefeitos maranhenses tinham por objetivo apresentar à VALE uma pauta de reivindicações e abrir o diálogo sobre as possíveis compensações em razão dos impactos ambientais causados pela Estrada de Carajás por onde passam os vagões da Companhia. Porém, a ausência de representantes da VALE irritou os presentes.
Audiência Pública que aconteceu em Brasília
Carlos Brandão mostrou-se solidário às críticas dos prefeitos. Segundo ele, é preciso abrir o debate para encontrar uma solução sobre o impasse. “Não é a primeira vez que a VALE resolve omitir-se neste debate sem apresentar qualquer justificativa. Nós como parlamentares lamentamos muito essa atitude. Ainda mais por toda a riqueza que passa diariamente por esses municípios afetados pela estrada, mas que não recebem qualquer incentivo econômico e fiscal”, protestou Brandão.
O parlamentar também aproveitou a discussão para pedir apoio aos colegas na tramitação do Projeto de Lei de sua autoria – PL nº 6621/2006 – que tramita na Comissão de Minas e Energia da Câmara e também defende a compensação financeira aos municípios atingidos pela exploração do minério de ferro. “Essa proposta é de grande importância. Ela precisa ser amplamente debatida com todos os seguimentos. Caso contrário, os municípios continuarão empobrecendo vendo os vagões passar. E cidades importantes como são Luís, também afetadas, continuarão a ver navios”, destacou o parlamentar.O projeto de Carlos Brandão já conta com o apoio de outros colegas de bancada, a exemplo do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que está atento ao assunto sobre a compensação e contrapartida aos municípios e foi o autor do requerimento para a realização da Audiência Pública.




Nenhum comentário:

Postar um comentário