segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

São Luís: educação no rumo certo...

Com visão inovadora e vontade de fazer o melhor, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, vem comandando uma verdadeira revolução no ensino público em São Luís. Além da rotina em sala de aula, os estudantes das escolas do Município passaram a ter contato com atividades outrora desenvolvidas apenas na rede particular, como a participação em peças de teatro e ópera, a fim de dar suporte ao seu aprendizado e ao desenvolvimento da cidadania. A nova realidade já começa a dar bons resultados, a exemplo dos prêmios conquistados por dois alunos em um concurso de redação e desenho promovido recentemente pelo Ministério Público do Maranhão e a Biblioteca Pública Benedito Leite.
A atual gestão da Semed está em plena sintonia com as diretrizes do ensino e com práticas pedagógicas em voga. Por ter à frente um profissional do ramo, com décadas de vivência em sala de aula e competência reconhecida, o sistema de educação municipal tem como principal marca, hoje, a eficiência. Geraldo Castro Sobrinho faz uma administração vigorosa, talvez a mais frutífera das últimas décadas, com ações nunca vista antes, que criam um ambiente plenamente favorável ao aproveitamento dos conteúdos.
São diversas frentes de trabalho, algumas tocadas ao mesmo tempo. Além da recuperação estrutural, as escolas passaram a contar com melhorias paisagísticas, tornando-se espaços aprazíveis, mais apropriados ao ensino. As unidades de ensino vêm sendo equipadas, até mesmo com escovódromos, para preservar a saúde bucal dos alunos. O incentivo à inclusão digital também passou a fazer parte do dia a dia dos mais de 100 mil estudantes matriculados na rede.
A preocupação com a segurança é permanente e no momento um plano está sendo elaborado para garantir a integridade de toda a comunidade escolar. Outro avanço foi o estreitamento do diálogo com os professores, possibilitando aos profissionais um canal direto para externar suas demandas, sugestões e até mesmo queixas quanto às condições de trabalho.
À custa de muito empenho e habilidade, a rede municipal de ensino vem superando gradativamente as dificuldades. Até a defasagem no calendário letivo, interrompido em grande parte das escolas por uma greve de educadores que se estendeu por 105 dias, está sendo solucionada. No momento, as condições são favoráveis ao aprendizado. Portanto, a crise foi debelada e o tempo, agora, é de bonança.
Apesar do saldo positivo, Geraldo Castro Sobrinho já volta os olhos para o futuro, tendo sempre em mente a necessidade de aprimoramento constante. A intenção é melhorar ainda mais o desempenho, rumo à excelência. E em nome desse compromisso o secretário emprega toda a sua energia, talento e conhecimento.



Um comentário:

  1. Estive presente nesse espetáculo da ópera com os alunos do municipio e do dom bosco e realmente foi muito bonito. parabéns colégio dom bosco e sr. geraldo castro pela bela iniciativa.

    ResponderExcluir