quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Prefeitura realiza mostra educacional com estudantes do município


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (17), no Parque do Bom Menino, a I Mostra Educacional de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Participaram do evento 32 escolas da rede municipal que apresentaram projetos executados nas unidades de ensino ao longo do ano letivo, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências do trabalho desenvolvido.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, esteve presente e visitou os stands de todas as escolas. “Com este evento conseguimos fazer com a que a Educação transborde os muros das escolas, como defende o prefeito Edivaldo. Realizamos hoje a culminância dos trabalhos realizados dentro das escolas e isso se deve em muito ao trabalho extraordinário desenvolvido pelos nossos professores, que ensinam nossas crianças com generosidade e dedicação”, destacou.
A abertura oficial da I Mostra Educacional da Semed foi realizada pela banda Amadeus Mozart, pelos estudantes do coral de surdos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho e pelo coral da creche Olívio Castelo Branco, que realizaram uma cantata com músicas natalinas. A programação contou ainda com a presença dos veículos do projeto Carro-Biblioteca, do Núcleo de Braille da Educação Especial e do Programa Saúde na Escola (PSE).
As crianças da Educação Infantil da U.E.B. Moranguinho, no Monte Castelo, produziram para a mostra uma releitura das obras do artista plástico pernambucano Romero Britto. O tema da apresentação foi “Por um mundo mais colorido – fazendo arte com Romero Britto”. Os quadros e objetos pintados pelas crianças tiveram o acompanhamento da professora Érica dos Guaranis Siqueira, que trabalhou a temática com 80 crianças de cinco turmas da creche, durante aproximadamente oito meses, entre abril e novembro deste ano.
Érika Siqueira conta que as crianças se identificaram muito com as obras de Romero Britto, especialmente as que retratam os animais. O envolvimento dos pais e mães das crianças também foi grande. “Dei liberdade para as crianças criarem. Elas mesmas escolherem as telas de Romero que iriam pintar e ajudaram a juntar sucatas para a construção dos trabalhos; pratinhos de isopor, rolos de papel higiênico, CDs descartáveis, entre outros materiais; e tudo isso com a ajuda de seus pais. Foi uma forma que encontrei de trabalhar também a questão da sustentabilidade”, explicou.
A pequena Danielly Maria Oliveira Dantas, 5 anos, do turno matutino da U.E.B. Moranguinho, disse que teve a ajuda das colegas e também da professora para pintar o gato com gravata de borboleta – uma versão infantil de um dos quadros de Romero Britto. “Fiquei pintando, pintando, igual uma artista”, falou sorrindo. Ela também pintou uma bolsa que deu de presente para a mãe. “Minha mãe ficou muito feliz e me agradeceu”, declarou.
Outro trabalho de destaque apresentado na I Mostra Educacional da Semed foi o Projeto “Seres Vivos – Horta e Minhocário”, produzido por alunos do 7º ano da U.E.B. Maria Alice Coutinho, sob a coordenação do professor Fernando Antônio Oliveira Coelho. Ele explicou que resolveu desenvolver o projeto pelo fato da escola ainda não ter um laboratório e perceber na horta e no minhocário a possibilidade de atrelar o conhecimento aprendido em sala de aula à prática.
“Encontramos uma forma de aproveitar ao máximo um pequeno espaço da escola como nosso laboratório de Ciências, onde os alunos conhecem na prática a relação entre as plantas e os animais e o desenvolvimento dos mesmos”, explicou. Ele ressaltou que os estudantes perceberam a importância, do ponto de vista ambiental, da construção do minhocário e entenderam melhor sobre a constituição física desse animal invertebrado.


2 comentários:

  1. Ótimo projeto bom esse, incentivar a cultivar principalmente para as crianças é incrível.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia todo e qualquer forma de aproveitamento do solo é valida, é bom que as crianças ja vão ter essa noção também.

    ResponderExcluir