terça-feira, 7 de maio de 2013

GESTÃO MUNICIPAL: PREFEITOS DE BARRA DO CORDA E GRAJAÚ SÃO AS PROMESSAS DE BONS GESTORES NA NOVA SAFRA



O Maranhão anda tão  carente  de prática de gestão pública eficiente, que basta alguém ensaiar uma intenção de trabalhar a coisa pública, como deveria ser, que a população reage positivamente a favor do gestor. Exemplos  positivos nos últimos anos vem ganhando espaço no cenário político do Estado. O certo é que quem trabalha com seriedade o povo reconhece e vem logo a recompensa.
 
Jackson, prefeito e governador
Vamos lembrar alguns cases   de sucesso nas gestões municipais. O Jackson Lago(PDT) plantou a semente na Prefeitura de São Luis. Prefeito da capital por três vezes, sempre  dando prioridade a educação, saneamento e as políticas de transporte público. Com o modelo de gestão, Lago foi colecionando prêmios, sendo considerado - num certo momento, o terceiro melhor prefeito do Brasil. Com esse currículo e a liderança política que adquiriu na oposição chegou a governador.
 
Deoclides, prefeito P. Franco



O segundo exemplo de uma boa gestão aprovada pela população, foi  do prefeito Deoclides Macedo(PDT). Em Porto Franco, o ex-prefeito passou 8 anos no governo e ainda elegeu seu sucessor. Macedo fez uma gestão que priorizou a geração de empregos, a saúde, educação e infraestrutura da cidade. Com a gestão bem avaliada ganhou o prêmio de “Prefeito Empreendedor” concedido pelo Sebrae. Hoje é dos nomes mais assediados para compor chapa de vice-governador na Região Tocantina, disputado tanto pela situação como oposição.
      
Luis Fernando, prefeito de Ribamar 
 Na Grande São Luis o prefeito de Ribamar Luis Fernando Silva(PMDB) foi considerado um dos melhores gestores municipais  nos últimos anos no Estado. Com bastante experiência administrativa e formação na área de gestão pública se credenciou a disputar o Governo do Maranhão em 2014. O modelo de gestão implantado em Ribamar até hoje é elogiado pelos moradores da cidade e pelos municípios da Grande São Luis. A gestão municipal de Ribamar foi tão importante que dividiu a história administrativa do município em dois momentos. Antes e depois do Luis Fernando.
Hilton Gonçalo, ex prefeito de Santa Rita
Outro bom exemplo de gestão que entrou no roll dos prefeitos bem avaliados foi Hilton Gonçalo(PDT). Prefeito de Santa Rita por 8 anos também conseguiu eleger seu sucessor. Cidade situada a 70 quilômetros de São Luis, o município vinha de experiências  de gestões desastrosas. Hilton é filho de Pastos Bons. Médico de profissão,   deu prioridade a área educação,  saúde  e infraestrutura do município. Com o bom trabalho que fez em Santa Rita seu nome naturalmente entrou para o cenário da disputa de 2014.
Eric Costa - Barra do Corda
Nessa nova safra de prefeitos, mesmo que seja ainda prematuro qualquer análise, dois prefeitos já começam a despertar a atenção dos analistas de gestão municipal.  O prefeito de Barra do Corda, Eric Costa(PSC) é advogado, dessa nova safra de prefeitos que tem todas as condições e o apoio para fazer diferente. Venceu uma eleição de um  grupo político carcomido pelas práticas de má gestão e corrupção. O novo gestor da Barra é umas das boas promessas da Região Central. É bem articulado politicamente e vem buscando projetos que coloque a cidade dentro da perspectiva de crescimento.
Otsuka de Grajaú



A outra promessa vem da cidade vizinha Grajaú.  O prefeito Otsuka tem formação militar, é do Partido dos Trabalhadores e tem sangue oriental.  Os primeiros sinais  que apontam para uma gestão eficiente em Grajaú é o fato da disciplina, o planejamento e organização da máquina administrativa. Otisuka pelo fato de ser do PT tem transito no Governo Estadual e Federal. O Capitão Otisuka como é conhecido  é dessa nova safra de prefeitos que tem a intenção de fazer diferente e conquistar o espaço dedicado as grandes lideranças da política estadual.
Jaime Lerner, o precursor da boa gestão




A pratica de boa gestão começou a ganhar repercussão com o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner(PDT) nas décadas de 70 e 80. Com lema de “cidade boa para se viver” ele foi prefeito 3 vezes da capital do Parará e chegou a governar o estado.

7 comentários:

  1. Esse é o caminho.Quem trabalha o povo reconhece!

    ResponderExcluir
  2. Conheço o trabalho de Deoclides. Ele merece. Um grande gestor!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, Martin!
    João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Essa é a verdaeira recompensa para quem trabalha direito. O reconhecimento!




    Alberto Cunha

    ResponderExcluir
  6. O Luis Fernando foi o que mais de destacou. Falo isso porque acompanhei de muito perto.

    Clarice de Ribamar

    ResponderExcluir
  7. É verdade! O caminho da boa gestão não tem mais volta! Só a burrice não enxerga isso!

    ResponderExcluir