quinta-feira, 16 de maio de 2013

MARANHÃO NATUREZA: PIPIRA AZUL OU SANHAÇO - CINZENTO



Pipira Azul
Nome Científico: Tangara sayaca
Família: Thraupidae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: Brasil oriental e central, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso; Colômbia, Paraguai, Argentina, Uruguai, Venezuela e Colômbia.
Habitat: Vive nas árvores em qualquer lugar, tanto em campos ou área de cultivo.
Alimentação: Frutinhas (frequentemente duras) das árvores, arbustos, epífitas, de cipós e frutas de pomares (mamão, banana, jabuticaba, goiaba, entre outras).
Reprodução: O ninho é um cesto aberto e bem elaborado, feito entre os ramos das árvores, macho e fêmea constroem o ninho juntos. Põe de 2 a 3 ovos, são fortemente manchados. A incubação varia de 12 a 14 dias.
O sanhaço-cinzento mede 17,5 cm, cinzento ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras, bordas das asas azuis esverdeadas. Os imaturos são esverdeados.
É a espécie mais comum de sanhaço do Brasil. Costuma frequentar a parte baixa da vegetação, da borda da mata. Ocupa áreas urbanas, inclusive grandes centros, é comum em jardins e pomares.Esta espécie gosta de banhar-se. Cantam durante todo o ano, possui um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas. Anda quase sempre em casais ou pequenos grupos. É observado com outras espécies de sua família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário