quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ESQUEMA CACHOEIRA INVIABILIZA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DA EMBRAPA NO MARANHÃO

aqui jaz o Centro da Embrapa do Maranhão

O projeto de construção de um centro de pesquisa da Embrapa no Maranhão não passou de um sonho e logo virou pesadelo. A pedra fundamental foi lançada com festa  em janeiro de 2011. O projeto seria para construir o primeiro   Centro de Pesquisa Agropecuária de Cocais e Planícies Inundáveis, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado. A obra fazia parte do Programa de Aceleração do Crescimento e todas essas obras estavam sendo construídas pela construtora Delta do esquema de Carlinhos Cachoeira. A obra nem começou. Estive visitando o local e constatei que até a placa(foto) que caracterizava a pedra fundamental foi roubada.
O projeto  desse centro de pesquisa - que tanto o Maranhão precisa,  já começou errado. Com tanto local para se  construir no Maranhão foram fazer logo  dentro de área de proteção ambiental, APA do Itapiracó  aqui em São Luis. Alguém do Governo do Estado que fazia parte do esquema de Carlinhos Cachoeira  tinha interesse em economizar com compra do terreno   cedendo uma área pública.  A área possui 87 hectares, mas apenas quatro seriam utilizados para as instalações da Embrapa Cocais. A construção teria recurso garantido com R$ 18 milhões de emendas dos parlamentares e 6 milhões oriundos do Pac, num total 25 milhões.
Quando estivesse  concluída, a unidade teria  60 empregados, sendo 26 pesquisadores, trabalhando  principalmente para atender as necessidades de pequenos produtores e na agricultura familiar, no que diz respeito a técnicas de cultivo de baixo custo e rentáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário