CONGRESSO NACIONAL VAI ACABAR COM O EXAME DA OAB
O exame da Ordem dos Advogados do Brasil está com os dias contados se depender da maioria dos deputados da Câmara Federal. Atualmente tramita na casa um projeto de lei que exige o fim do exame exigido pela entidade. O Projeto de Lei 2154/11, é do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que põe fim à exigência do exame. A prova da ordem que credencia os bacharéis de direito a exercer a advocacia é contestada pela Ordem dos Bacharéis do Brasil e deve ser votada pelo fim do exame pela Câmara dos Deputados.
A estimativa é que se formam no Brasil cerca de 100 mil por ano. Deste total apenas 13 mil conseguem passar no exame da ordem. Segundo as entidades ligadas ao movimento, existem cerca de 700 mil advogados e 4 milhões de bacharéis impedidos pela OAB de exercer sua profissão.
Para o presidente da Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil, Reynaldo Arantes a prova "se tornou uma grande fonte de renda para a entidade, que, a cada exame arrecada entre R$ 20 e 25 milhões." A OAB realiza 3 concurso por ano com uma taxa de R$ 200 reais. Para o presidente Ordem dos Bacharéis do Brasil o exame se tornou um caça-níquel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário