quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VICE GOVERNADOR É RECEBIDO POR PREFEITOS DO MÉDIO MEARIM E LIDERANÇAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


José  Antonio, Fred Maia,  Totonho Cascaria e o pastor Wilson
Foto: Zeqroz Neto
Washington Oliveira(PT) visitou(quarta, 26)  os municípios  da Região do Médio Mearim.  O vice governador do Maranhão  vem cumprindo uma série de agendas institucionais  representando  a governadora Roseana Sarney. Acompanhado do secretário de trabalho e economia solidária José Antonio Heluy, Oliveira foi recebido  na região pelo prefeito de Pedreiras Totonho Chicote(PRB). Washington vem ouvindo  de forma sistemática em todas suas visitas ao interior do Estado  as reivindicações emergências dos prefeitos e levando a conhecimento da governadora.  “Manter uma boa relação com o PT é importante porque abre portas para as prefeituras tanto no Governo do Estado como no  Governo Federal”, declarou o prefeito de Pedreiras. Na visita à “Princesa do Mearim,” o vice governador aproveitou  para se reunir com funcionários da Fundação Nacional de Saúde, prestigiando e ouvindo antigos aliados do sindicato dos servidores federais. Washington foi designado pela governadora numa parceira institucional para ser interlocutor do governo junto aos movimentos sociais.
vice na inauguração da casa de reabilitação
Foto: Zeqroz Neto
Em Trizidela do Vale junto, com o prefeito Fred Maia(PMDB) participou da inauguração de um centro do resocialização de pessoas viciadas em drogas “Vida Nova”. A casa de recuperação de viciados em drogas vai atender todos os municípios da região. O projeto foi   uma iniciativa  da Igreja Batista,  através do pastor Augusto Batista. O pastor falou da importância do trabalho e agradeceu o apoio e a sensibilidade do vice governador em se colocar à disposição de ajudar esse tipo de projeto.
com o prefeito Junior Cascaria e a primeira dama
Foto: Zeqroz Neto
No município Poção de Pedras ele se reuniu com   as lideranças do partido onde discutiu estratégias para o processo de eleição do PED(processo de eleição direta do partido). A convite do prefeito Junior Cascaria(PRB), participou de um almoço junto com as lideranças políticas do município. O prefeito disse que a visita de Washington era importante porque aproximava sua gestão do Governo do Estado na hora de buscar recursos para o município.
com lideranças politicas de Poção de Pedras
Foto: Zeqroz Neto
Em Esperantinópolis ele participou de uma sessão na  Câmara  Municipal a convite do presidente Chiquinho Boa Vontade. Participaram da solenidade  o vice prefeito Seu Louzinho(amigo pessoal do vice governador) e várias lideranças petistas do município. Washington ouviu as demandas  da casa legislativa. O presidente da casa pediu a intervenção do vice governador que ajudasse junto a governadora no asfaltamento do acesso ao povoado Palmeiral, um balneário,  onde funciona um dos pontos turísticos do município. Washington se comprometeu que dentro da realidade do orçamento do Estado levaria a reivindicação à governadora. Ainda em Esperantinóplois o vice governador esteve reunido com as lideranças do Partido dos Trabalhadores onde discutiu e ouviu  os companheiros os rumos do partido na eleição do PED que acontece este ano em todo Brasil.
com lideranças do PT de São Roberto
Foto: Zeqroz Neto
No município de São Roberto, o vice governador foi recebido na   Câmara Municipal com a presença dos vereadores e do prefeito Jarry Adriani(PTB) e do  vice prefeito Francisco Tavares (PT). A principal cobrança  da população  é a conclusão da Ma 012 que liga os municípios de  Esperantinópolis, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra. No município o vice governador aproveitou para se reunir   com a executiva municipal representada pela presidente Silvanete Bezerra e a militância  do partido onde foram eleitos 3 vereadores na eleição passada e tem o vice prefeito.
com a prefeita Arlene e lideranças do PT
Foto: Zeqroz Neto
O vice governador encerrou a visita a Região do Médio Mearim no município de São Raimundo do Doca Bezerra. Washington foi recebido pela prefeita Arlene Uchôa do Partido dos Trabalhadores. Reunidos com a prefeita e a executiva do partido Washington discutiram os rumos da eleição do processo de eleição direta do PT que acontece no mês de novembro.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OBRA NA PONTE DE ITAPECURU CAUSA TRANSTORNO E PREJUÍZO ECONÔMICO PARA A REGIÃO DO BAIXO PARNAÍBA



trabalho em um dos lados da ponte
Foto: Zeqroz Neto
A empresa Marcozzi Construções Ltda que está fazendo a recuperação da ponte sobre o Rio Itapecuru, na cidade de Itapecuru-Mirim vem causando uma série de transtornos a população que precisa ter acesso a Região do Baixo Parnaíba(Chapadinha, Presidente Vargas, Nina Rodrigues e demais municípios da região), através da Br 222. Toda a circulação de veículos está sendo feita só por uma das vias, enquanto a   a outra esta sendo recuperada. A ponte tem mais de 50 anos e nunca tinha passado por uma reforma.
agonia dos motoristas pela longa espera
Foto: Zeqroz Neto
Caminhões e carros de passeio fazem um enorme engarrafamento  à espera da liberação do tráfego, que em alguns momentos fica totalmente paralisado nas duas vias. A obra avaliada em mais  R$ 5.472.143  milhões começou em setembro  do ano passado e só deve está concluída em maio.  A reclamação dos motoristas é quanto a forma que empresa vem conduzindo a obra interrompendo as duas vias  durante o dia. Segundo a opinião dos motoristas o trabalho poderia ser feito à noite quando o movimento de veículos é menor.

na vistoria com o vice governador
Foto: Zeqroz Neto

 Apesar da reforma ser de responsabilidade  do Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o vice governador Washington Oliveira(PT) no momento em que passava pela ponte fez questão de saber do andamento  e cobrar explicações pelo transtorno provocado pela  obra. A explicação dos responsáveis pela recuperação da  ponte é que determinadas operações só podem ser executadas durante o dia.  

sábado, 23 de fevereiro de 2013

VICE GOVERNADOR INAUGURA OBRAS NO BAIXO PARNAÍBA

vistoriando obra com o prefeito de Itapecuru
Foto: Zeqroz Neto

O vice governador do Maranhão Washington Oliveira,(PT), visitou(sexta-feira,22) os municípios de Itapecuru-Mirim e  Chapadinha na região do Baixo Parnaíba. Acompanhado do secretário de trabalho e economia solidária  José Antonio Heluy eles foram recebidos pelos prefeitos Magno Siqueira, de Itapecuru-Mirim e Ducilene Belezinha de Chapadinha. A visita começou numa vistoria  na obra de construção de uma agência de trabalho do Sine em Itapecuru. Depois Washington representou a governadora Roseana Sarney na inauguração  da agência  do Sine em Chapadinha. A nova agência vai atender centenas de moradores que precisam de atendimento na área de qualificação profissional.
José Inácio do Incra faz a entrega da casa a moradora
Foto: Zeqroz Neto
 Ainda no município de Chapadinha a comitiva do vice governador participou da entrega de 91 casas populares na Reserva Extrativista da Chapada Limpa na zona rural do município. As casas foram construídas pelo Governo Federal da presidente Dilma Rouseff através da superintendência do Incra no Maranhão. Participaram da solenidade de entrega das chaves das novas residências( além do vice governador) o superintendente do Incra José Inácio, Ney Jeferson do MDA,  moradores da reserva, vereadores, secretários municipais e lideranças do PT municipal. Na entrega das casas o Washington destacou a  importância do trabalho de parceria nas três esferas do poder. Federal, municipal e estadual.
vice governador com lideranças do PT de Chapadinha
Foto: Zeqroz Neto
O vice-governador esteve reunido também  com lideranças políticas  do Partido dos Trabalhadores de Chapadinha. A convite do vereador  Eduardo Braga(PT) e vários militantes do partido no município, Washington foi recebido com empolgação por uma plateia de militantes na Faculdade do Baixo Parnaíba. A pauta da reunião foi a discussão da eleição do PED(processo de eleição direta) que acontece em todo Brasil no mês de novembro. Washington vem costurando uma grande aliança em torno da unidade do partido.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

POPULAÇÃO APROVA NOVA MARCA DA PREFEITURA DE SÃO LUIS


A Clara Comunicação, empresa genuinamente ludovicense, foi a responsável pela elaboração da nova logomarca da Prefeitura de São Luís, na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). A peça traz o nome “São Luís”, estilizado nas cores azul, amarelo, verde e vermelho, e o slogan “Prefeitura e você, construindo um novo caminho”.
marca da gestão passada também produzida pela Clara
 - A marca traduz, na sua essência, o movimento contínuo do trabalho e remete aos traços da cultura e da população de São Luís, nas suas mais variadas manifestações artísticas. Inspirada nas cores do brasão da Prefeitura de São Luís, a marca apresenta entre suas características o conceito de juventude e novo em sua forma - diz o site da prefeitura.
Presidida pelo jornalista Félix Alberto Lima, a Clara Comunicação atua nos setores da publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, editora e gravadora e é uma das mais importantes de São Luís. A empresa foi responsável pela identidade visual da prefeitura na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).
Para a gestão Holandinha, fez o trabalho a convite, e foi escolhida. É mais um exemplo do puro talento da empresa maranhense. Talento ignorado apenas pelo Governo do Estado. Que insiste sempre em mais do mesmo na  área do marketing e da publicidade…

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VICE GOVERNADOR PRESTIGIA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES FEDERAIS

vice-goverandor com a chapa do Sindsep / Foto: Zeqroz Neto

Washington Oliveira(PT) prestigiou  a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Federais. Concorre a reeleição, em chapa única, a atual presidente  Angela Maria Sousa para mais um mandato de 2013/2016. Cerca 7.251 servidores federais de todo Estado estão aptos a votar. Urnas espalhadas nos distritos mais importantes do Maranhão vão receber votos durante 3 dias de funcionários públicos e aposentados em todas as regiões.
movimentação da eleição
 Foto: Zeqroz Neto
Washington foi o fundador do Sindsep no Maranhão há 23 anos, exercendo dois mandatos como presidente  à frente da instituição que comanda todos os funcionários públicos federais do Estado. Para ele voltar ao sindicato que o projetou para a vida pública é sempre um motivo de satisfação, declarou o vice governador. Para o Washington,  a instituição   tem  uma simbologia representativa de união e luta em torno do movimento dos trabalhadores.   
A candidata a presidente disse que espera ser reconduzida ao cargo com a confiança que sempre teve da categoria. Segundo Angela Maria,   a prioridade é continuar o trabalho que vem sendo feito a frente do sindicato.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEVOLVE MANDATOS DE DEPUTADOS CASSADOS PELA DITADURA MILITAR



Washington representando a governadora
Foto: Zeqroz Neto
O vice-governador Washington Oliveira participou da   sessão solene comemorativa ao Dia do Poder Legislativo. Oliveira foi   representando a governadora Roseana Sarney. A sessão realizada pela Assembleia Legislativa foi   em comemoração ao transcurso do 178º aniversário de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão e ao Dia do Poder Legislativo.
composição da mesa/ Foto: Zeqroz Neto
 O evento contou ainda com a presença o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; vereador Ivaldo Rodrigues, representando o presidente da Câmara Municipal de São Luís; o presidente da Embratur, ex-deputado federal Flávio Dino; a procuradora geral de Justiça, Regina Lúcia Rocha, e do professor Antônio Barbosa, consultor do Senado Federal.
Sálvio Dino, Benedito Buzar e Kenedy, filho de Kleber Leite
Foto: Zeqroz Neto
       Ao abrir os trabalhos, o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), destacou a importância desta sessão realizada para a devolução simbólica dos mandatos parlamentares de Benedito Buzar, Sálvio Dino e do saudoso Kleber Leite, representado na solenidade pelo filho Antônio Kennedy Souza Leite. Após receberem os certificados de devolução dos mandatos parlamentares, os homenageados proferiram emocionados discursos de agradecimento.  





segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ELEIÇÕES 2014: REITOR DA UFMA PODE SAIR CANDIDATO A GOVERNADOR DO MARANHÃO


portal da Ufma no Bacanga

Quem visitou a Universidade Federal do Maranhão - antes de 2007, certamente se voltar em 2013, ficará perdido no meio de tantas mudanças que aconteceram nos últimos 6 anos no Campus do Bacanga. O nome  dessa revolução se chama reitor Natalino Salgado. Foram ações administrativas  que mudaram os rumos da gestão pública na história da Ufma. Hoje    existe uma tendência do eleitorado brasileiro em votar  em candidatos para cargos executivos com perfil mais técnico do que político. No Maranhão ainda se tem  pouca visibilidade no meio político, exemplo de boa gestão aplicada a coisa pública. Em função disso o trabalho do reitor vem chamando atenção da comunidade universitária e da sociedade maranhense. Seu nome  já ventila com desenvoltura nos corredores do meio acadêmico  como um  nome forte para disputar o Governo do Maranhão  2014.
Wilson Martins governador do Piauí: mesmo  perfil de Natalino 

O Piauí aceitou o desafio e foi buscar na universidade  seu atual governador. Wilson Martins,(PSB), foi o sucessor de Welligton Dias do PT.  Wilson é médico  e professor da Universidade Federal do Piauí. As coincidências entre o governador do Piauí e o reitor da Ufma não param por aí. Os dois, além de terem sido diretores das duas instituições, tem a nefrologia como especialização. Natalino foi diretor do Hospital Universitário transformando o centro de saúde em referência no Brasil  entre os hospitais universitários. 

campus da Ufma na Baixada
Natalino pode surpreender entrando na disputa
Com  a boa gestão que vem fazendo transformando o campus da Ufma num canteiro de obras e ampliando o raio de ação da universidade para todo Estado, o reitor se credenciou a levar sua experiência de gestão para ser avaliada pelo povo do Maranhão.  O campo da  política eleitoral de 2014 ficaria mais rica com a entrada do reitor na disputa. Segundo fonte muito próxima a Natalino ele já recebeu vários convites de partidos para se filiar e sair candidato.  A falta de opções para votar do  eleitorado mais esclarecido, o nome de Natalino preenche essa lacuna na disputa.  Quem circula no meio  acadêmico  sente hoje a aprovação da gestão do reitor e certamente tem vontade de ver essa experiência ampliada além dos campi da Ufma para todo o   Maranhão numa eventual disputa para o Governo do Estado.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

"PT PARA OS PETISTAS E PARA SOCIEDADE"


vice governador do Maranhão
Muito bom o artigo “PT para os petistas e para a sociedade”, de autoria do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz (PT). O artigo foi publicado simultaneamente na edição deste domingo dos três principais jornais da cidade: Jornal Pequeno,O Estado do Maranhão e O Imparcial.
Washington trata fundamentalmente da preparação do Processo de Eleição de Direta do PT – PED/PT, e defende um “debate aberto, franco, honesto, leal e fraterno”.
O vice-governador, que é um dos principais líderes das correntes  intermas que apoiam a aliança nacional e estadual do PT com o PMDB, admite ainda que o partido discutirá a política de alianças para 2014 em cima de quatro teses teses: (1) a reedição da aliança com o PMDB; (2) aliança com o PC do B; (3) candidatura própria e (4) compor a chamada “terceira via”.
Sereno e com espírito aberto para o bom debate, Washington entende que o PED deve ser encarado enquanto uma celebração partidária e democrática, e não como um momento de acirramento e luta autofágica. Precisamos transformá-lo em uma celebração democrática, evitando a guerra autofágica, evitando uma luta entre o “bem” e o “mal” que tanto tem comprometido o nosso crescimento como um partido de massa, de esquerda e socialista”.
A seguir a íntegra do artigo do vice-governador petista:
PT para os petistas e para a sociedade
No último dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores completou 33 anos. Isto é motivo de orgulho para todos nós que ajudamos no dia-a-dia da construção desse patrimônio político do povo brasileiro.
O PT está mais maduro, mais grandioso e, sobretudo, mais responsável com os seus objetivos enquanto instrumento de transformação social e política do qual o país tanto precisa. Responsabilidade esta, aliás, demonstrada de forma exitosa desde que o PT chegou ao governo central da República em 2003, elegendo o presidente Lula com o apoio de partidos aliados e, mais recentemente, com a eleição da presidenta Dilma, os quais têm conduzido e aprofundado as políticas públicas transformadoras ao longo desses 10 anos em que o partido governa o Brasil.
Em 2010, a aliança com o PMDB em nosso Estado, da qual sou Vice-Governador, fundamentou-se no projeto nacional que tem como modelo de desenvolvimento o crescimento econômico com distribuição de renda e inclusão social, cujo programa central é o combate à pobreza com a participação da sociedade. Neste sentido, não tenho medido esforços em buscar implementar no Governo do Estado as políticas do Governo Federal, em sintonia com os movimentos sociais.
Além do trigésimo terceiro aniversário, neste ano de 2013 o PT também realizará mais um Processo de Eleição Direta, o PED. Dirigentes, militantes e filiados e filiadas do partido elegerão, no voto direto, as novas direções partidárias nas três esferas: municipal, estadual e nacional.
O nosso presidente nacional, companheiro Rui Falcão, deve ser apoiado pela maioria das correntes internas do PT, algo significativo para a consolidação da unidade partidária necessária frente aos embates vindouros, além de configurar mais um sinal de maturidade do nosso partido, fato importante para celebrarmos a democracia.
No Maranhão, o nosso maior desafio será definir um projeto do PT buscando construir uma forte unidade política entre as diversas forças, superando o acirramento interno. O próximo PED será um passo importante para a concretização dessa unidade. Precisamos transformá-lo em uma celebração democrática, evitando a guerra autofágica, evitando uma luta entre o “bem” e o “mal” que tanto tem comprometido o nosso crescimento como um partido de massa, de esquerda e socialista.
A nossa corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) está unida em torno do companheiro Rui Falcão, no plano nacional, e no Maranhão a CNB é representada pela candidatura do companheiro Raimundo Monteiro, que concorre à reeleição, e de outros companheiros e companheiras que encabeçam chapas estaduais e locais que estão em torno deste campo político. O que nos diferencia dos demais campos políticos, é que somos pautados pela construção partidária e com a responsabilidade de quem governa o Brasil, tendo em vista que o PT não é um partido isolado.
Neste sentido, uma das nossas tarefas no PED, é mobilizar a militância petista para debater qual o partido que queremos. Não podemos abrir mão do papel do PT como partido que possui um protagonismo político junto aos movimentos sociais, além de fortalecer cada vez a militância. Não podemos correr o risco de transformar o PED em espaço para manobras oportunistas.
Estou convicto, não apenas na condição de vice-governador do Maranhão, mas principalmente como dirigente partidário, que o PED deste ano precisa ser disputado ao melhor modo petista de construção partidária, onde o foco seja o debate de ideias e de propostas, para avançarmos partidariamente e conseguirmos vitórias importantes em 2014.
As alianças políticas se fazem em função da estratégia partidária e não como um fim em si mesmo. Os grupos ou atores que participam deste processo se diferenciam em relação ao método e às práticas. Há aqueles que justificam seus atos fundamentados no velho jargão de que “os fins justificam os meios”. Para estes, o que menos importa são os princípios éticos. Mas a história está aí para julgá-los.
O PT é um partido que discute posições políticas e projetos. Desse modo, precisamos criar um ambiente favorável para debater as quatro propostas que estão sendo apontadas pelas diversas correntes internas como cenários para o PT em 2014, quais sejam: 1) a reedição da aliança com o PMDB; 2) aliança com o PC do B; 3) candidatura própria e 4) compor a chamada “terceira via”.
Seja qual for o caminho, o rumo certo dependerá da nossa capacidade de retomar o projeto do PT no qual cabem todas as forças políticas organizadas internamente. A ninguém interessa ter dois partidos em um só, assim como a ninguém interessa transformar o PT em extensão ou sublegenda de qualquer partido, ou tampouco ficar isolado.
Por tudo isto, conclamo toda a militância petista para o debate aberto, franco, honesto, leal e fraterno para, juntos, respeitando as nossas diferenças, construirmos a partir do presente um novo momento para o PT.
Viva o Partido dos Trabalhadores!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VEREADOR PEDRO LUCAS FERNANDES FALA AO BLOG DA SUA EXPECTATIVA DE CHEGAR A CÂMARA MUNCIPAL DE SÃO LUIS

Pedro Lucas no parlatório da Câmara de São Luis

O vereador Pedro Lucas Fernandes é uma das boas promessas da nova safra de legisladores da Câmara Municipal  de São Luis. Filho do deputado federal Pedro Fernandes, tem 33 anos e foi candidato pela primeira vez, sendo eleito com mais de 4 mil votos. Nessa entrevista ao Maranhão Empreendedor feita em parceria com o blogueiro Robert Lobato ele fala da sua expectativa de chegar ao parlamento da capital e como vai desempenhar o mandato.


JORNALISTA NEIVA MOREIRA PODERÁ CEDER O NOME PARA O NOVO COMPLEXO DE COMUNICAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MA


Neiva morreu ano passado aos 94 anos

O deputado estadual Rubens Pereira Jr,(PCdoB) fez uma indicação do nome do jornalista Neiva Moreira para o prédio do novo Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.  “O Maranhão precisa resgatar o nome dos grandes homens da política e da imprensa”, declarou o deputado na tribuna da casa.
Nova Iorque, Ma - cidade natal
                                           Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque, Ma em 1917. Deputado estadual pelo PSP (1951 a 1955) e federal, pelo mesmo partido, de 1955 a 1964, Neiva foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão, após aderir à Carta de Lisboa, de 17 de junho de 1979, o documento oficial de fundação do partido, idealizado por Leonel Brizola. Deputado Estadual e líder da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa, Neiva Moreira foi um dos líderes da “Greve de 51” que mobilizou todas as camadas sociais e se firmou como o principal movimento de massas do Estado no século XX.
questões sócio-política  da América Latina
       Como jornalista, além de fundar a revista Cadernos do Terceiro Mundo, Neiva trabalhou como repórter no jornal O Pacotilha e foi dono do Diário do Povo, ambos de São Luís. No Rio de Janeiro, foi repórter dos jornais Diário de Notícias, Diário da Noite, O Jornal e revista O Cruzeiro. Ainda no Rio de Janeiro, colaborou em A Vanguarda, O Semanário e fundou O Panfleto. Cassado e preso pelos militares, no golpe de 1964, Neiva Moreira é membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira de número 16.





quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE SÃO LUIS E DE BARREIRINHAS VÃO REEDITAR A IDEIA DO CONSÓRCIO DE PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO

prefeito de Barreirinhas Léo Costa e Marcelo Coelho da Semapa

O prefeito de Barreirinhas Léo Costa, (PDT), vai reeditar a ideia do Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento. Léo - que sempre foi um dos entusiastas, da produção sustentável de alimentos procurou a Prefeitura de São Luis para fortalecer a produção consorciada. O prefeito esteve reunido com o secretário municipal de agricultura, pesca a abastecimento Marcelo Coelho para buscar uma nova aliança em torno da produção e do abastecimento. O novo gestor da Semapa ficou entusiasmado com a ideia e vai levar a Edivaldo Holanda Jr para apreciação.
manga que vem do Ceará
 Criado em 1997, na segunda gestão do prefeito Jackson Lago foi interrompido em 2009 por falta de interesse político dos gestores públicos. O Cinpra nasceu   com o objetivo de municipalizar a agricultura nos municípios da zona rural da região metropolitana da capital. O consórcio  tem como   filosofia, a pedagogia da alternância, estimulando a cooperação intermunicipal e profissionalizar jovens e adultos no campo, através das casas familiar rural.
equipe do Cinpra com o secretário
A premissa básica seria estimular a produção local fortalecendo os laços de comercio entre os municípios para combater a importação de alimentos de outros estados. No auge do consórcio chegou a reunir 21 municípios em torno da produção de alimentos. Quem visita as feiras da capital é fácil descobrir a gravidade do problema do abastecimento. Mais de 90% dos produtos são oriundos de outros estados. Quem paga o ônus é o consumidor final com preços altos dos produtos.





terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CAMPANHA: ATORES DA GLOBO PEDEM O FIM DA USINA BELO MONTE


19 atores da Rede Globo participam da campanha
Uma campanha  contra a construção da Usina de Belo Monte ganhou força nas redes sociais nos últimos dias. O vídeo conta com a participação de 19 atores da Rede Globo. Puxado pelo “Movimento Gota Dágua,” pretende sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos ambientais provocados pela construção do que seria a terceira maior hidrelétrica do mundo no estado do Pará.
Rio Xingu
A hidrelétrica está sendo construída no Rio Xingu e vai custar cerca de 30 bilhões  de reais, sendo 24 bilhões  recursos públicos e 6 bilhões contrapartida  da iniciativa privada. A empresa Norte Energia é a responsável pela construção da usina. Formada por um consórcio de 18 empresas ganhou, como  contrapartida,   o direito de explorar a venda de energia durante 35 anos.  Depois de construída, a usina vai alagar 640 km2 de área dentro do Parque Nacional do Xingu. A concessão foi assinada em 2010, no governo do presidente Lula.

Os atores pedem para a população assinar uma petição que vai ser entregue a presidente Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional pedindo a interrupção imediata da obra.

protestos em Brasília
Na campanha os atores questionam que a  Belo Monte vai se tornar mais um “elefante branco” pelo fato da usina   funcionar apenas  com 1/3 de sua capacidade. A campanha alerta  que a região onde está sendo construída passa 8 meses sem chuva. Portanto inviabilizando o projeto.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SÃO BENTO: 18 BANDAS ANIMAM O MELHOR CARNAVAL DA BAIXADA MARANHENSE


O prefeito Carrinho Muniz,(PSDB), vai   resgatar a tradição do carnaval de São Bento este ano. Com o investimento que foi feito,  promete ser um dos melhores da Baixada Maranhense. A ideia do prefeito é disputar de igual pra igual com o carnaval de Pinheiro. São Bento sempre foi roteiro dos foliões que procuram a região para curtir o carnaval.  O prefeito promete que este ano a festa vai voltar a conquistar o espaço que sempre teve no calendário do carnaval do interior.
prefeito Carrinho e do vice Isac Filho 
Nada menos que 18  bandas vão animar os cinco dias  de folia na praça Carlos Reis.  Bandas famosas como Chicabana, Forró Zanzibar, Mala Sem Alça, Banda da Loirinha, Forró Estourado, Maria Baiana, Furacão do Forró e mais 11 bandas regionais. A prefeitura investiu em infraestrutura e segurança para receber nos cinco dias de festa milhares de foliões.
 O vice-prefeito Isac Dias Filho declarou que o investimento desse ano no carnaval é um anseio da população e uma das promessas de campanha do prefeito Carrinho de resgatar a tradição do carnaval de São Bento. O vice-prefeito justifica que o investimento no carnaval é sustentável, pois trás retorno financeiro para o município com a geração de emprego durante a folia.
mussum ao leite de coco: prato típico de São Bento
  Além da animação e da receptividade do povo de São Bento, os foliões procuram a cidade no carnaval para  saborear um dos pratos típicos  do município, a famosa moqueca de mussum. O mussum é um peixe exótico e típico dos campos da baixada e muito apreciado pela população. Outro roteiro turístico que não pode faltar na visita   dos foliões é o famoso banho no Balneário do Poção.


VEREADOR BETO CASTRO FALA DA EXPECTATIVA DE CHEGAR A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUIS

vereador Beto Castro do PRTB

O vereador Beto Castro(PRTB) é um dos novatos na legislatura da Câmara Municipal de São Luis. Eleito com quase 4 mil votos é uma das promessas dessa legislatura. Com base eleitoral no Bairro de Fátima   ele pretende fazer um trabalho voltado para a classe menos favorecida da sociedade. Nesse entrevista ele fala da sua   expectativa na Câmara Municipal de São Luis.
Veja o vídeo: 



WASHINGTON OLIVEIRA PARTICIPA DE AÇÃO AMBIENTAL NO RANGEDOR

vice  planta árvore nativa no Rangedor


O vice-governador Washington Luiz destacou a preocupação do Governo para equilibrar o crescimento do estado, com a preservação do meio ambiente durante o lançamento do Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha de São Luís, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e a Vale, no Sítio Rangedor. “O trabalho de compensação é fundamental para equilibrar o crescimento do estado, sem agredir o meio ambiente”, acentuou o vice-governador no canteiro de obras instalado na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em São Luís.
mudas nativas
O Programa de Compensação e Reposição Florestal será iniciado, neste mês de fevereiro, na Estação Ecológica do Sítio Rangedor e, em outubro do corrente ano, no Parque Estadual do Bacanga. Será realizado o plantio de 48 mil mudas na Estação Ecológica do Sítio Rangedor e 289 mil mudas no Bacanga, totalizando 337 mil mudas de espécies nativas, entre elas bacuri, pau d’arco amarelo, cajá e jacarandá. A escolha das espécies partiu de um levantamento feito nos locais que receberão as mudas e áreas adjacentes.
Dorgival Pereira, gerente de Relações Institucionais da Vale, destacou que a iniciativa visa atender a legislação ambiental e, também, integra a política que a Vale desenvolve no mundo inteiro com programas de preservação e proteção de áreas ambientais, em parceria com o poder público. “Esse programa é a tônica da parceria que temos desenvolvido com a Sema no estado e que vamos ampliar cada vez mais, a exemplo de outros países onde estamos instalados”, disse.
sec. Vitor Mendes observa plantio no Rangedor
O secretário Vitor Mendes ressaltou o reconhecimento que a governadora Roseana vem dando à Sema, como exemplo da criação da Superintendência de Áreas Protegidas, para atuar diretamente na conservação de áreas ambientais. Sobre o programa de compensação, o secretário informou que serão plantadas nas áreas do Rangedor e do Bacanga cerca de 400 mil mudas, em quase dois anos. “Isso representa um renascimento para essas áreas e, também, aumenta a responsabilidade do poder público de manter e dar a atenção devida”, enfatizou acrescentando que além da reposição ambiental, a Vale vai acompanhar a evolução das mudas.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESERTO VERDE: DEPUTADO COBRA DA SEMA OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELO PLANTIO DE EUCALIPTO NO MA

plantio de eucalipto: deserto verde

A indústria do eucalipto  vem produzindo  um impacto sócio ambiental sem precedentes no interior do Maranhão. Baseado na produção da monocultura, o eucalipto dizima de forma impiedosa a flora e impacta diretamente a fauna que depende das florestas para sobreviver. Originário da Austrália, os   plantios são conhecidos como deserto verde.
madeira para produção de de celulose
 O deputado Hélio Soares(PP) subiu a tribuna da Assembléia Legislativa para cobrar da Secretária de Meio Ambiente do Estado do Maranhão uma posição sobre os impactos ambientais provocados pelo plantio indiscriminados do eucalipto na Região Tocantina e no Baixo Parnaíba. Segundo o deputado, as florestas e as pastagens vem dando lugar ao plantio da árvore.  O deputado denuncia que  grandes plantações vem sendo autorizadas ao se instalarem no Estado sem o devido cuidado do estudo de impacto sócio ambiental.
deputado Hélio Soares(PP) fez a denúncia 
Para se ter uma ideia, a Suzano uma das  gigantes do setor de papel e celulose no mundo chega a produzir por ano no Brasil  1,9 milhão de toneladas de celulose. Só a nova unidade que vai ser instalada em 2013  em  Imperatriz, sozinha, produzirá 1,5 milhão. Isso dá a dimensão do impacto ambiental e a preocupação do deputado que fez a denúncia.